Turismo

InícioTurismo

Principais pontos turísticos de Cuiabá

A cidade de Cuiabá, capital do estado do Mato Grosso, é conhecida como a porta de entrada para as zonas úmidas do Pantanal do Norte. A região é considerada, hoje, como um importante centro urbano da região Centro-Oeste.

Cercado por três grandes biomas - Amazônia, Cerrado e Pantanal - o município é dono de belíssimas paisagens, marcadas pela arquitetura de influência colonial e pela rica vegetação.

Herança dos povos tradicionais e imigrantes que por lá passaram ao longo de décadas, as tradições e a cultura sempre estiveram muito presente na vida dos moradores de Cuiabá, e isso está refletido na sua história, gastronomia, arquitetura e manifestações artísticas. A hospitalidade do povo mato-grossense é o que mais encanta os turistas que visitam o local!

Além da beleza natural, das igrejas seculares, praças, parques, monumentos, galerias de arte e outras atrações, Cuiabá é o ponto de partida para vários pontos turísticos do Estado de Mato Grosso. O Pantanal e a Chapada dos Guimarães são alguns deles. Confira a seguir um pouco da história de cada um desses lugares incríveis!

Pantanal

Um bioma único e encantador, o Pantanal, cujo símbolo é a ave Tuiuiú, conta com uma extensão de mais de 250 mil quilômetros quadrados e é constituído principalmente por uma savana estépica – um tipo de vegetação tropical -, alagada em sua maior parte, sendo uma das maiores extensões úmidas contínuas de todo o planeta.

Com características da Floresta Amazônica, do Cerrado, da Caatinga, da Mata Atlântica e do Chaco Paraguaio, o Pantanal é considerado pela Unesco como Patrimônio Natural e Reserva da Biosfera Mundial.

Cenário de uma biodiversidade incrível, a fauna é conhecida pela presença de uma enormidade de espécies de mamíferos, répteis, anfíbios e peixes. Além do símbolo Tuiuiú, os jacarés, as seriemas, as capivaras e a cobra sucuri, que pode chegar a medir mais de 9 metros de comprimento, estão entre os animais que podem ser encontrados frequentemente na região.

Geralmente os passeios pelo Pantanal são feitos em comitivas, a cavalo ou em caminhonetes 4x4, sempre acompanhados por peões pantaneiros. Você tem a oportunidade de curtir a fauna, flora, observar as lagoas, salinas e saborear a deliciosa culinária local, marcada pelas receitas feitas com peixe e por uma famosa bebida conhecida como tereré, uma infusão da erva-mate em água fria.

Não se esqueça de levar sua câmera para deixar tudo registrado, pois o cenário é um verdadeiro paraíso!

Chapada dos Guimarães

A Chapada dos Guimarães é um município do Mato Grosso, que pertencente a Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá, localizada há 70 km da capital. A melhor época para visitar o local é durante o verão, quando é possível aproveitar melhor as cachoeiras e curtir a vista dos mirantes.

O lado místico das cavernas e as belíssimas cachoeiras atraem diversos turistas para a região, sem contar a história da Chapada, que reúne mitos e curiosidades que despertam a atenção de quem passa por lá.

A vila começou a se formar com a chegada dos jesuítas em 1751 e seus primeiros habitantes foram os índios Caiapós, Guaicurus, Bororós e Paiaguás. Pinturas rupestres e fósseis de dinossauros que viveram na região podem ser vistos nos mais de quarenta sítios arqueológicos da Chapada.

Os moradores contam que o local já foi coberto por gelo, depois tudo era mar. Após isso, um deserto encobriu a área, e milhões de anos depois, a mais marcante modificação fez surgir a Cordilheira dos Andes, criando então a Chapada.

O relevo da Chapada dos Guimarães é formado por grandes encostas e escarpas de arenito vermelho que vão de 600 a mais de 850 metros de altitude. O complexo rochoso é cercado de cânions - barrancos formados pela atividade erosiva do rio - e ruínas de diversas formas. A paisagem típica da região é o cerrado com árvores retorcidas e savanas.

O Parque Nacional da Chapada, o Circuito das Cachoeiras, a Caverna Aroe Jari e a Gruta da Lagoa Azul estão entre os lugares que você não pode deixar de conhecer ao visitar a Chapada dos Guimarães.

Venha conhecer as belezas de Cuiabá e região e se hospede no Hotel Almanara. Oferecemos serviços exclusivos, atendimento especial e estamos próximo de pontos populares como o Museu Histórico do Mato Grosso, a Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá e a Praça da República, entre outros.

Faça já sua reserva

Reservar agora